Relaxamento, alisamento, dá pra fazer em casa?

quarta-feira, 5 de março de 2014 4 comentários
Olá Meninas, como estão?

Hoje vou falar de cabelo!!!

Quem aí já fez progressiva, definitiva e, quando precisou retocar passou o maior aperto? Ora por não encontrar horário no salão, ou por falta de dinheiro, ou tempo. Isso aconteceu comigo recentemente, precisava urgentemente retocar minha progressiva para o natal e nenhum dos 3 salões onde tenho confiança para fazer tinha horário. E porque eu não faço em mim mesma? Até já fiz muito, mas não fica bom, simplesmente porque eu não consigo pranchar bem meu cabelo... E o que aconteceu? Fiquei com 5 dedos de raiz anelada e o resto do cabelo lisão. É o fim, não é? Ainda mais nesta época de praia, piscina, verão, como que escova o cabelo todo dia? Não dá! E então, será que num tem um jeitinho para fazer em casa? Até tem, mas veja bem, não estou aqui dizendo pra você dar adeus ao seu cabeleireiro e se meter a fazer sozinha, hein???? Cuidado! Tem gente que já tem mais prática, tem costume de fazer em casa, então vou deixar umas dicas.

Seu cabelo é virgem? Não faça nada em casa, aproveite esta raridade e procure um bom profissional para te indicar o processamento mais adequado para seus fios. Porque depois de aplicar qualquer produto, vai ser difícil mudar, então calma, faça uma chapinha e aguente firme.

Seu cabelo tem relaxamento, amaciamento, alisamento ou escova definitiva? Você pode arriscar um retoque de raiz. Você se lembra qual produto usou? Quando foi a última aplicação? Tem outra química no seu cabelo, tipo coloração, descoloração? Se você fez escova definitiva, muito provavelmente o produto utilizado foi o tioglicolato de amônia, o famoso Wellastrate (da Wella) ou X-Tenso (da Loreal). O tioglicolato é compatível apenas com ele mesmo e com as progressivas à base de formol, mas não é difícil identificá-lo, os produtos à base de tioglicolato tem um cheiro muito característico de amônia, de alisante. Normalmente fica mais tempo no cabelo, em média 25 minutos, mas até 40 minutos é possível. Então o que fazer para retocar a raiz? Use uma pomada ou mesmo um creme hidratante na parte crescida do cabelo para evitar que o produto entre em contato com os fios que já foram alisados. Nas embalagens dos produtos vem a indicação para aplicar com os cabelos sujos, mas como cabeleireira digo que não há necessidade, inclusive eu lavo o cabelo antes de aplicar o tioglicolato, pois é uma química mais fraca, digamos assim. Isso NÃO quer dizer que estou falando pra você lavar o cabelo, hein???? Isso apenas quer dizer o que EU faço. Separe uma mechinha bem fininha, aplique o produto e veja como o cabelo vai reagir, se não vai quebrar, partir ou emborrachar. Reparta o cabelo em 4 partes e reparta cada parte em mechas finas. Aplique o creme com auxílio de um pincel somente na parte já crescida e vá penteando o cabelo com um pente fino somente onde tem o produto, não desça com o pente até o comprimento dos fios. Muito importante, com o tioglicolato não podemos pentear o cabelo de qualquer maneira, tem que respeitar a posição do fio, por exemplo, não é possível pentear os fios posicionados uma hora pra frente, outra hora pro lado, outra hora pra trás, tem que pentear sempre na mesma posição senão pode haver quebra, ok? Respeite o tempo indicado para ficar com o produto no cabelo, pois este tempo é testado pelo fabricante e é mais seguro respeitá-lo. Pode ser que seu cabeleireiro deixe o produto por mais tempo, mas você não vai fazer isso em casa. Ao ir penteando o cabelo com o produto, vai reparando se ele não está ficando emborrachado, quebradiço, se o fio estica e volta à posição normal, qualquer alteração não é um bom sinal. Respeitou o tempo de pausa do produto no cabelo? Lava bem, bem, bem, até tirar tooooodo o produto e aplique o neutralizante.

Seu cabelo tem hidróxido de sódio ou guanidina? Sinceramente? Se for guanidina ainda tem uns kits que são vendidos, mas não acho legal aplicar em casa. Se for sódio, nem pensar, muito arriscado! Para saber se seu cabelo tem hidróxido, uma boa dica é: nem o sódio nem a guanidina tem cheiros forte como o tioglicolato, tem cheiro bem suave e não marca, diferente do cheiro do tio, que a gente não esquece!

Seu cabelo tem progressiva? Olha, a progressiva costuma ser compatível com todas as outras químicas, então se você quiser arriscar, faça um teste antes. Aplique o produto em uma mechinha fina e veja se o cabelo não vai partir, emborrachar, embolar demais, se não acontecer nada disso, ok.

Gente, cabelo é coisa séria, é a moldura do rosto, é nosso cartão pessoal, então, muito cuidado. Escrevo porque eu sempre fiz tudo sozinha em casa e nunca deu errado, é claro que o resultado não é o mesmo do salão, mas quebra o galho. O que eu quero é passar para você que é possível sim, fazer muitas coisas em casa, quero encorajá-la à fazer com segurança. Eu entendo que tem situações que não podemos ir ao salão, mas não precisamos morrer por isso, leia bastante, hoje em dia a internet disponibiliza amplo material sobre todos os assuntos, faça com segurança!!!!

Meninas, é isso, cabelo é sempre um assunto muito vasto e um dos que mais me interessa. Se você tem alguma dúvida, escreva, não tenha vergonha, terei o maior prazer em respondê-la. Logo abaixo você pode comentar este artigo e responderei com satisfação, ainda que não seja sobre alisamento, às vezes você tem uma dúvida sobre hidratação, corte, progressiva, poste aí!

Beijosss



4 comentários:

  1. de quanto em quanto tempo posso relaxar novamente?

    ResponderExcluir
  2. de quanto em quanto tempo posso relaxar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel! Em geral de 3 em 3 meses, dependendo do tanto que cresceu e somente NA PARTE CRESCIDA dos fios, protegendo sempre a que já foi relaxada com pomadas apropriadas ou, como última alternativa, com cremes.

      Excluir
    2. Anônimo17/9/16

      Bem eu acho que tudo depende de como você cuida de seu cabelo pois tem pessoa que usa quimica e vai em salão e não avisa o que usou e depois quer ferrar os salões e ainda dizem que não sabe como caiu os cabelos.

      Excluir

 

©Copyright 2011 Universo Feminino | TNB