Unhas lindas com cutículas

segunda-feira, 10 de março de 2014 1 comentários
Olá Meninas!!

Hoje vou falar de um assunto que está cada vez mais na moda: não tirar as cutículas das unhas!

A cutícula protege a unha contra infecções, portanto, principalmente quem manuseia material contaminado, abrasivo ou tóxico, mesmo que use luvas, não é recomendado tirar esta proteção natural (as luvas podem rasgar e a pele sensível da base da unha ficar exposta demais à estes agentes).

Além de proteger as unhas, não tirar as cutículas tem outros benefícios: suas unhas ficam impecáveis muito mais rápido e você mesma poderá fazer com muita facilidade!

O segredo é paciência e hidratação. Existem produtos específicos para cutículas, vou falar sobre a Cera nutritiva para unhas e cutículas da Granado, o Avon Mira-cuticle e a canetinha hidratante da OPI que são os que usei.

Antes de fazer a resenha sobre os produtos, vou explicar como foi o meu processo para parar de tirar a cutícula. Eu faço a unha desde os 11 anos, eu mesma fazia, tirava a cutícula demais, ela era bem funda e sempre tirava uns bifes, mas o mais importante era não deixar nem uma pelezinha sequer. Sempre tive muita cutícula, ou seja, deixar de tirá-las não é um privilégio apenas para quem tem pouca cutícula. Decidi que não ia tirar mais, tirei o esmalte velho, passei um monte de hidratante para o corpo que eu tinha em casa, deixei de molho na água, empurrei com a espátula e pintei. Não ficou bom, confesso que nos primeiros 2 meses (pior no 1º mês) nunca ficava muito bom, parecia unha feita há muitos dias com uma camada de brilho por cima. Eu resisti, não foi fácil, ficava feio demais, mas era o que eu queria. Passava o hidratante para corpo toda hora que lembrava, coloquei até num potinho menor para levar para o trabalho, devia passar umas 3 ou 4 vezes por dia, era o suficiente. Fiquei usando o hidratante corporal por 1 semana aproximadamente, depois comprei os produtos específicos para cutículas. Neste período de mais ou menos 1 à 2 meses, hidratava sempre que lembrava, com o que tivesse mais perto. Passados estes 2 meses, as cutículas ficaram mais hidratas, mais acomodadas, menos visíveis e já não incomodavam mais, fui diminuindo a frequência de hidratação para 1 vez por dia e, hoje, 2 anos sem tirar a cutícula, hidrato umas duas vezes na semana e quando vou trocar o esmalte. É lógico que quanto mais hidratar, menos visível ela fica, mas eu tenho preguiça de ficar com a mão melecada. Hoje eu uso qualquer produto que tiver, ainda tenho os específicos para cutícula, mas uso bastante óleo de cravo e hidratante comum, o mais importante é não deixar a cutícula ficar ressecada.

Então vamos às resenhas:

A famosa cerinha da Granado hidrata bem, tem um cheirinho gostoso, mas não vi nada de suuuper espetacular, hidrata e ponto. Acho chatinha de aplicar e fica melecado. Custa uns 19,99 e dura muuuuito.

O Mira-cuticle é um espetáculo, é fácil de aplicar, hidrata muito, não meleca e ele tem um ácido que ajuda a diminuir a cutícula. Custa uns 7,00 e, pra mim, não dura tanto quanto a cerinha.

As canetinhas com óleo custam em torno de 12,00 e duram bastante. Elas vêm com um pincel na ponta e são muito práticas de aplicar, mas fica o óleo ao redor das unhas. Pra quem trabalha digitando, atendendo telefone, dirigindo não é muito legal, fica com a mão escorregando. Pra mim, as canetinhas e o óleo de cravo têm o mesmo efeito, hidrata, mas não como os cremes.

Óleo de cravo: mesmo caso das canetinhas, fica melecado, eu aplico à noite. Funciona muito bem, não tanto quanto os hidratantes, ele forma tipo uma proteção na cutícula, mas não hidrata imediatamente como os cremes. O óleo de cravo tem ação anti-séptica e fortalece unhas e cutículas.

Nunca vi óleo de cravo para comprar, eu sempre fiz os meus e coloco nos potinhos de esmalte vazios. Segue a receitinha:

100 ml de azeite de oliva (pode ser substituído pelo óleo de soja, mas o cheirinho não fica tão agradável quanto com azeite)
1 pacotinho de cravo da índia

colocar o cravo no azeite e cozinhar por 1 hora em banho maria.

Eu guardo num potinho de plástico bem tampado e deixo os cravos dentro, daí vou enchendo os potinhos de esmalte vazios.

Com o tempo fui descobrindo umas técnicas que fazem toda a diferença na hora de pintar as unhas sem tirar as cutículas. A primeira delas é misturar um pouco de glicerina na acetona ou removedor de esmaltes, isto faz com que as unhas não fiquem esbranquiçadas e as cutículas não ressecam tanto, vale à pena! Coloque mais ou menos 1/4 de glicerina no potinho da acetona, mais que isso fica muito ruim para tirar o esmalte. Os lencinhos removedores são super práticos, cheirosos e limpam bem sem ressecar, mas eu não me adaptei, continuo usando acetona. Então você tirou o esmalte, aplique um creme ou óleo, ou os dois nas cutículas e ponha de molho na água até amolecer bem. Amoleceu, empurre com a espátula. Agora pegue o palitinho de laranjeira, enrole um algodão na ponta e umedeça com acetona, passe por toda a cutícula fazendo movimentos circulares, rodando o palitinho, porque além de retirar qualquer resíduo de esmalte, também vai tirar o excesso de cutícula que já está amolecida (acredite, este passo é muito importante, eu resisti em fazê-lo, hoje vejo a diferença que faz!). Tem gente que usa aquelas escovinhas próprias para cutícula, eu não vejo necessidade, o palitinho funciona muito bem.
Pronto, agora lave as mãos com sabonete, limpe bastante as unhas e cutículas para o esmalte "pegar" bem, porque com certeza ainda tem restos de creme e da glicerina.

Agora é só esmaltar como de costume! Não deixe de usar a base, pois ela protege a unha, ajuda o esmalte durar mais e evita manchas amareladas nas unhas.

Olha que show (clique para ampliar)










Um comentário:

  1. Oioi
    Adorei estas dicas. Quando era nova percebia que quando usava acetona minha unha ficava mais sensível e mole, então resolvi abolir a acetona e o removedor de esmalte. Já faz uns 8 anos que não uso (só quando tenho preguiça de usar meu método), e minhas unhas são muito fortes. Chego a dobra-las sem quebrar.

    Tbm tinha preguiça de ir na manicure e sempre fazia a unha em casa. Não empurrava com a espátula, só tirava a cutícula e pintava. Acho que isso fez muita diferença tbm. A última vez que fui na manicure tinha 15 e hoje tenho 26. Minha unha é muito forte e com a cutícula muito pequena, demora quase 2 meses pra ficar "retiravel". Acho que vou aderir as suas dicas, pois quero ter unhas bonitas, mas tenho preguiça de todo trabalho que dá.

    Eu ia esquecer do meu método de tirar o esmalte. Eu raspava mesmo. Ou com a própria unha ou com a lâmina de um estilete. Puxava a pontinha do esmalte pra facilitar e muitas vezes ele saia inteiro.

    Recomendo abandonar o removedor tbm. Mas no pé não tem jeito, ainda uso acetona.

    Usasse essa fórmula no pé tbm?
    Bjos, Mônica

    ResponderExcluir

 

©Copyright 2011 Universo Feminino | TNB