Colágeno em pó, ajuda ou não ajuda?

sexta-feira, 21 de setembro de 2012 7 comentários
Ei meninas, tudo bem?


E então, como está indo o tratamento de vocês? Estão tomando colágeno todos os dias? Vem cá, deixa um comentário pra gente!

Voltei para uma discussão polêmica e que pode desapontar algumas pessoas!

Há quem diga que somente tomando colágeno em pó diariamente acontece um verdadeiro milagre e as estrias desaparecem, inclusive as brancas, que é o meu caso. Jogue "estrias colágeno" no Google e repare que 90% indicam o uso do colágeno oral como coadjuvante no combate às estrias... Será?

Olha, aplicar colágeno na pele é nada mais nada menos do que jogar dinheiro fora, o colágeno é uma molécula grande e não é absorvido pela pele, ok? Então tá, mas e seu tomar algumas cápsulas todo santo dia?

Vou contar uma verdade pra vocês, eu tomo, mas deve ser mais um placebo do que ter mesmo efeito nas estrias. O colágeno é uma proteína muito abundante no nosso organismo, como toda proteína, ele também é formado por aminoácidos. Vou fazer uma analogia:

È como se o colágeno fosse uma parede de uma casa, as outras paredes são outras proteínas, cada parede é formada por vários tijolos, cada tijolinho é um aminoácido diferente, sim, temos tijolos em pé, deitados, uns mais fininhos, outros quadrados, alguns mais retangulares, de todo tipo, assim também acontece com os aminoácidos. Cada combinação de aminoácido forma uma proteína diferente.

O que ocorre quando ingerimos determinada proteína é que ela é quebrada em seus aminoácidos, se isso não ocorresse, ao comermos carne de boi, teríamos proteína bovina, com frango, e com qualquer outra proteína acontece do mesmo jeito. Depois da proteína ser desmembrada em aminoácidos, nosso organismo reorganiza estes aminoácidos para formar as nossas novas proteínas e essas proteínas são formadas de acordo com o material genético de cada um, lembra das bases nitrogenadas? Pois é, são elas é que determinam qual proteína será formada!

Ou seja, tomar colágeno não quer dizer que seu corpo irá utilizar aquele colágeno e muito menos que ele será direcionado para a pele, menos ainda para a região das estrias...

Eu tomo, não acho que funcione, mas me sinto bem, meu psicológico agradece!  Confesso que não vou tomar por muito tempo, eu comprei muito de uma só vez (para quem é de BH, no mercado central vende pacotes de 500 gramas beeeem mais em conta do que em farmácias, menos da metade do preço) e assim que o meu acabar não vou comprar mais, primeiro porque eu já enjoei do gosto daquilo, segundo que quem tem alimentação balanceada, provavelmente não tem nenhuma hipoproteinemia, portanto, não há necessidade nenhuma de suplementar. Proteína é caro, é o que tem de mais caro na dieta, e não há estocagem de proteína no corpo, o que você ingere em excesso é eliminado...

Quando falo em alimentação balanceada, não estou falando necessariamente daqueles pratos meeega coloridos, suuuper saudáveis, mas sim, daqueles pratos com arroz, feijão, carne, legumes e verdura. Talvez quem passe semanas comendo angu com palma (gentem, esta é a realidade de muitas famílias, hein???) tenha necessidade de suplementar, mas fora estas dietas radicais, não há necessidade de suplemento algum, a menos que a pessoa tenha algum distúrbio!

Gostaram? Espero que sim! Não passe aqui só para ler não, deixe seu comentário, divide com a gente sua experiência!!!

Beijocas e até a próxima!!!


7 comentários:

  1. Olá Bruna, você já conhece o Colágeno Líquido da Qualinova? Veja em: www.qualinova.com.br/produtos/colageno-liquido

    ResponderExcluir
  2. Fabi!30/1/13

    Oi, entao minha experiencia com o colageno, esta sendo maravilhosa mas tem um porém em capsulas nao funciona, sabe porque? vc vai precisar de aproximadamento 20 capsulas por dia para atinguir o dose necessaria, que é de 10gramas a 14 gramas/dia, entao compre em pó, em casa de produtos naturais pessa para comprar a granel, pois 100 gramas custa R$6.00 reais a quantidade necessaria/mes é de 300 a 350 gramas, normalmente eu gasto R$18.00 reais de colageno.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Fabi.30/1/13

    Super entendi teu raciocinio, mas acontece que seria necessario comermos, no minimo quatro bifes de um tamanho generoso diariamente para conseguirmos, a quantidade suficiente de proteina e como a digestao é muito lenta comprometeria todo o processo disgestivo, e isso nao condiz com uma alimentacao balanceada, onde devemos consumir carne bovina apenas, duas vezes na semana( sei que a realidade na mesa dos brasileiros é outra) e tem outra coisa, no processo de um tratamento conjunto dermaroller+colageno= Resultado positivo, pois vai ter um local precisando de reposicao de nutrientes... Entao eu comecei a usar o colageno, por que li que ele ajuda a ter um cabelo mais forte, unhas e etc.
    Faco uso a 5 meses, e os resultados vc só comeca a ver apos 3 meses de uso continuo, utilizo 12 gramas/dia.
    Desculpe se fui um pouco ostensiva, mas acredito mesmo no colageno.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. É complicado as pessoas não entendem de absorção e metabolismo então é difícil explicar por que não adianta tomar toneladas de colágeno em pó, líquido ou de que forma for que vai ser tudo excretado, só prejudica o órgão escretor, os rins. Daqui há uns anos quando a doença aparecer nem saberão o motivo. O pior são dermatologistas que prescrevem. Dá vontade de mandar de volta para faculdade estudar bioquímica. Juntando o marketing que as empresas fazem e o besteirol que as esteticistas falam o povo não quer saber das consequências, e tomam mesmo. Fazer o que? Pelo menos não vão poder dizer que não foram avisados. Nem sempre a voz do povo é a voz de Deus. Na verdade nunca é. A maioria não estuda e simplesmente segue o fluxo da massa.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/1/15

    Homem pode entrar nesse universo feminino? Tenho interesse no colágeno (...).

    ResponderExcluir
  6. Tenho ingerido o colageno em po com sabor de frutas vermelhas, coloco no cha de hibisco com seca barriga.
    Em questao de dias tenho visto resultados no meu peso e a diminuiçao de celulite. Recomendo a todos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho artrose e o ortopedista receitou colágeno hidrolisado para as cartilagens, também tomo cloreto de magnésio... espero que dê bons resultados...

    ResponderExcluir

 

©Copyright 2011 Universo Feminino | TNB